Consórcio

Co-promotores e parceiros do projeto

O K2D, acrónimo de Knowledge and Data from the Deep to Space, foi proposto em co-promoção entre a dstelecom, Universidade do Minho e INESC-TEC. Além destes três, conta ainda com 5 parceiros nacionais e internacionais, dos quais se destacam: ASN – Alcatel Submarine Cables; AIR CENTRE – Associação para o Desenvolvimento do Atlantic International Research Centre; Universidade dos Açores; MIT – Massachusetts Institute of Technology; e o Cintal – Centro de Investigação Tecnológica do Algarve.

dstelecom

Operador de operadores

A DSTelecom S.A. foi fundada em 2008, com um capital social de 50.000,00€ e com o objectivo de implementar redes abertas de fibra ótica para venda do seu acesso aos operadores de telecomunicações que trabalham com os utilizadores finais (através de serviços como triple-play, isto é, televisão, internet e telefone). A empresa é detida na totalidade pela DST Telecomunicações, SGPS, S.A., que foi criada como sub-holding do Grupo DST para o sector das telecomunicações e, desde 2018, é propriedade da DST - SGPS, S.A. (com uma participação de 46,3%) e da CUBE II Communications SARL (com uma participação de 53,7%). A empresa é definida como um grossista e a sua atividade permitiu a entrada do Grupo DST no negócio das telecomunicações. O grupo DST, cujas origens remontam aos anos 40, tem um enorme número de empresas presentes na área da Engenharia e Construção, Ambiente, Energias Renováveis, Telecomunicações e uma nova área de negócio de criação e inovação, chamada Ventures.

Visão: Desenvolver de forma sustentável, especialmente em zonas de baixa densidade populacional, redes abertas de comunicações.

Missão: Libertar as pessoas das barreiras geográficas construindo um mundo digital.

TEAM

Sérgio Fernandes

CTO

João Faria

Project Manager


Universidade do Minho

A Universidade tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

 

TEAM

Eduardo Pereira

ISISE

Tiago Miranda

ISISE

Marcos Martins

CMEMS

Luís Gonçalves

CMEMS

Filipe Costa

CBMA

Cláudia Pascoal

CBMA


INESC-TEC

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

INESC-TEC

É uma associação privada sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, que se centra em atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica.

Como instituição de interface, o INESC TEC junta a academia, as empresas, a administração pública e a sociedade, aplicando o conhecimento e os resultados gerados na investigação em projetos de transferência de tecnologia, procurando criar valor e uma relevância social imediata.

“Com 6 polos no Porto (sede), Braga e Vila Real, o INESC TEC agrega 13 Centros de I&D.”


Os 13 centros de I&D do INESC TEC estão estruturados em quatro Clusters (domínios) temáticos - Informática, Engenharia Industrial e de Sistemas, Redes de Sistemas Inteligentes, e Energia.

O INESC TEC agrupa mais de 700 investigadores integrados (cerca de 350 doutorados), incluindo investigadores contratados, investigadores de instituições de ensino superior, bolseiros e investigadores afiliados. A equipa do INESC TEC inclui também estagiários e pessoal de apoio técnico e administrativo.

TEAM

Nuno Cruz

Nuno Abreu

Bruno Ferreira

José Carlos Alves

Eduardo Azevedo

Aníbal Matos


CINTAL

Cintal

O Centro de Investigação Tecnológica do Algarve - CINTAL, é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1990, com os seguintes objetivos principais:

- I&D nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T);

- educação superior e formação;

- prestação de serviços e contratos em relação com a indústria.

Os associados do CINTAL são a Universidade do Algarve, a Rolear uma firma privada atuando nas áreas da automação industrial e energia, e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia (ex-INETI), um laboratório do estado sediado em Lisboa e interveniente nas áreas de energia e geologia.

Como uma organização dedicada à investigação, o CINTAL fomenta a ligação na cadeia de inovação entre a investigação fundamental, como uma fonte de conhecimento e aplicação prática, e a utilização do conhecimento que pode ser explorado comercialmente.

O CINTAL encontra-se sediado na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas e a maior parte das suas atividades encontram-se relacionadas com professores e laboratórios da Universidade, frequentemente em relação com parceiros industriais e/ou laboratórios de outras Universidades em Portugal e na UE.

TEAM

Sérgio Jesus

António Silva

Fred Zabel


Universidade dos Açores

UAzores

A Universidade dos Açores (UAc) é uma universidade pública localizada na Região Autónoma dos Açores, com sede na cidade de Ponta Delgada. Fundada a 9 de janeiro de 1976, surgiu na sequência da implantação do regime autonómico nos Açores e da política de expansão do ensino superior em Portugal. Procurou, inicialmente, dar resposta às múltiplas necessidades de formação de quadros na Região, elevar o seu nível cultural e promover o seu desenvolvimento científico e tecnológico.

Hoje em dia, o grau de desenvolvimento que se alcançou nos Açores encontra na ação desenvolvida pela Universidade uma das suas principais fontes de dinamização. As várias áreas de ensino e investigação cultivadas na Universidade ampliaram profundamente o conhecimento da complexa realidade do mar, da terra, da vida, da história, da sociedade e, em geral, da cultura das ilhas.

TEAM

José Neto Azevedo

Laura González García


AIR CENTRE

AIR Centre

The Atlantic International Research Centre (AIR Centre) is an international collaborative organization that promotes an integrative approach to space, climate, ocean and energy in the Atlantic. The AIR Centre is driven by and at the same time supports emerging technological innovations and advances in data science.

TEAM

Pedro Freire Silva

Tânia Li Chen

João Jesus

José Luiz Moutinho


Alcatel Submarine Networks

ASN

A Alcatel Submarine Networks, parte da Nokia, lidera a indústria em termos de capacidade de transmissão e base instalada com mais de 650.000 km de sistemas submarinos óticos instalados em todo o mundo, o suficiente para circum-navegar o globo 15 vezes.

Desde as aplicações tradicionais de telecomunicações até às infra-estruturas de conteúdo e de prestação de serviços de ponta, bem como às aplicações offshore de petróleo e gás, a ASN fornece todos os elementos de sistemas globais de transmissão submarina chave na mão, adaptados às necessidades individuais do cliente.

Uma extensa carteira de serviços completa a sua oferta abrangente para o negócio submarino, incluindo gestão de projetos, instalação e comissionamento, juntamente com operações marítimas e de manutenção realizadas pela frota de navios por cabo da ASN, de propriedade total da ASN.

TEAM

Emmanuel Danjou


M.I.T.

MIT

Fundado para acelerar a revolução industrial da nação, o MIT é profundamente americano. Com engenho e dinamismo, os seus licenciados inventaram tecnologias fundamentais, lançaram novas indústrias, e criaram milhões de empregos americanos. Ao mesmo tempo, e sem o menor sentido de contradição, o MIT é profundamente global. A sua comunidade ganha uma força tremenda como íman para o talento de todo o mundo. Através do ensino, investigação e inovação, a comunidade excecional do MIT prossegue a sua missão de serviço à nação e ao mundo.

TEAM

M. Haji

D. Hart

J. Leonard

P. Lermusiaux

D. Newman

O. de Weck